10 FILMES INSPIRADORES PARA QUEM QUER EMPREENDER

Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar sobre empreendedores, mas para ser um é preciso dar o primeiro passo. Se você está meio desanimado com seus projetos, esses filmes inspiradores te ajudarão a seguir seus sonhos. Confira nossa lista e não deixe que a falta de motivação afete suas próximas realizações.

● Joy: o nome do sucesso

joyonomedosucesso

O filme Joy mostra a história de vida de Joy Mangano, a criadora do “Miracle Mop”. Este produto fez sucesso nos anos 90 após ser divulgado em um anúncio na televisão. O filme não tem a melhor das produções, porém vale assistir pelos ensinamentos. Aprendemos que não devemos misturar negócios com laços familiares, por exemplo. O interessante mesmo é que é uma história real, portanto é um filme inspirador por ser mais próximo da realidade.

● Chef

filmechef

Em “Chef”, conhecemos um homem que é demitido do seu emprego e, como alternativa, resolve empreender. Ele monta um food truck e mostra que podemos ter nossa vida pessoal e nosso trabalho ao mesmo tempo, sem termos que abdicar do nosso lazer para receber o money no final do mês.

● Steve Jobs

michael-as-steve-jobs-main

Todos conhecemos uma das empresas de maior valor atualmente: a Apple. Lançadora de tendências e sempre com a melhor tecnologia, ela é famosa por seus equipamentos com qualidade impecável. O filme conta a história de como seu criador, Steve Jobs, foi para o topo com suas ideias inventivas e seu espírito empreendedor.

● Piratas do Vale do Silício

piratas-do-vale-do-silicio

Antes da biografia de Steve Jobs surgir, este filme já mostrava um pouco da trajetória dos gigantes da tecnologia. Com algumas cenas de humor e um clima competitivo, podemos conferir a criação da Apple e Microsoft e como elas cresceram. É importante sabermos que pequenas ideias podem se tornar empresas de grande valor se bem administradas, mesmo que elas tenham sido criadas em um ambiente tão comum como uma garagem.

● Um Senhor Estagiário

um-senhor-estagiario

Um idoso decide que precisa se ocupar de alguma forma, e consegue um emprego como estagiário. Ele vira assistente da dona de uma start-up, e começa a aprender mais sobre o mundo dos negócios. Um diferencial do filme é mostrar uma mulher em posição de liderança. Além disso, mostra que nunca somos velhos demais para seguir nossos sonhos ou fazer o que desejamos.

 ● A Rede Social

a-rede-social

“A Rede Social” mostra toda a história da criação do Facebook, começando quando Mark e seu sócio (Eduardo Saverin) eram apenas estudantes. Podemos ver os desafios de se iniciar um novo negócio e também pegar exemplos de como trabalhar em equipe. Certamente este e Jobs são os filmes inspiradores de maior sucesso, pois mostra a história de duas empresas famosas que surgiram com uma ideia pequena.

● Selma

Uma biografia do ativista social Martin Luther King. Apesar de fugir um pouco do estilo empreendedor, é um filme importante pelo perfil de liderança do protagonista. Selma mostra a época do Apartheid e como Luther King lutou para juntar a comunidade afro-americana e fazê-los lutar por seus direitos. Na vida sempre precisamos nos mostrar líderes, portanto este é um filme inspirador para qualquer pessoa, não somente empreendedores.

● O Diabo Veste Prada

diabovesteprada

Um filme divertido que fez muito sucesso quando lançou, O Diabo Veste Prada conta a história de uma jovem que, antes de realizar seu sonho de ser jornalista, trabalha como assistente de uma famosa editora. Depois de algumas dificuldades no seu emprego, ela precisa decidir se vai desistir ou não do seu sonho. A lição que o filme deixa é que todas as experiências anteriores nos ensinam alguma coisa, portanto não devemos menosprezar nossos trabalhos.

● O Jogo da Imitação

jogodaimitacao

Mais uma biografia pra lista, O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing, matemático e decodificador da máquina Enigma na Segunda Guerra Mundial. Trabalhando para o governo britânico, lidera uma equipe e tem o desafio de criar uma máquina complexa em 18 horas. O filme, apesar de não ser sobre empreender de fato, mostra o trabalho sob pressão, a liderança e a inteligência, características necessárias para que seu negócio dê certo.

● O Lobo de Wall Street

lobo-de-wallstreet

O filme conta a história de Jordan Belfort, um corretor de ações que decidiu empreender. O que aprendemos é que não podemos ter medo de arriscar e que devemos enxergar sempre além, observando as oportunidades sempre antes de todo mundo. Apesar de ser um pouco longo comparado com outros longa-metragens, vale a pena assistir e observar como ele chegou nos resultados e quais foram seus erros no percurso. Com certeza um filme inspirador para novos empreendedores.

● BÔNUS: Série 2 Broke Girls

2brokegirls

Apesar de a lista ser sobre filmes inspiradores, essa série não poderia ficar de fora. De um jeito muito divertido, ela conta em episódios de 20 minutos a história de duas amigas que desejam abrir sua própria loja de cupcakes. Em meio a desafios e acontecimentos do dia-a-dia, as meninas vão aos poucos trabalhando em equipe e realizando seu sonho. Mostra a realidade de um empreendimento: não vai ser fácil, mas não é impossível.

Depois dessa lista, não tem desculpa pra não pegar uma pipoca e tirar um final de semana para assistir esses filmes inspiradores. Aposto que vão ser fonte de várias novas ideias e te darão muita motivação para seguir seus projetos. Uma outra dica para você que procura filmes inspiradores é pegar um segmento que você gosta e olhar filmes e documentários relacionados ao tema.

Quer contar um pouco da sua experiência empreendedora ou dos seus sonhos? Troque ideias nos comentários e com seus amigos! O diálogo será um de seus maiores aliados nessa jornada.

Pode interessar também PESSOAS BEM-SUCEDIDAS: 5 HÁBITOS DE SUCESSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *