5 DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO

Não é segredo para ninguém que ter uma boa noite de sono aumenta a nossa sensação de bem-estar, produtividade e traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, além de nos manter mais jovens e revitalizados.

Porém, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, quase 35% dos adultos dorme menos que 7h por noite, quantidade mínima recomendada para reduzir o risco de obesidade, pressão arterial elevada, diabetes, depressão e doença cardiovascular. E, durante a semana de trabalho, seguir essa recomendação parece se tornar ainda mais difícil.

boanoitedesono2

De acordo com a Dra. Ana Krieger, médica do Weill Cornell Center for Sleep Medicine, diante dessas limitações da vida moderna, é preciso, mais do que nunca, otimizar a qualidade do tempo de sono que temos. E, para isso, a criação de uma rotina para o descanso é fundamental.

Veja então quais são as 5 dicas da Dra. Krieger para você começar a dormir melhor e ter uma boa noite de sono. Confira!

1. Crie uma rotina para ajudar a si mesmo a relaxar

Ter uma rotina antes da hora de dormir é a chave para obter uma boa noite de sono. Krieger recomenda reservar um período de 10 minutos antes de ir dormir para fazer atividades tranquilas, como ler um livro e ouvir uma música suave, por exemplo. Segundo ela, esse tempo serve para relaxar e acalmar a mente, que vem de um ritmo bem intenso e corrido do dia.

boanoitedesono3

2. Abandone os eletrônicos antes de dormir

Particularmente durante a semana, quando você tem e-mails para pôr em dia e mensagens e chamadas não atendidas para responder, parece ser impossível se desligar do seu computador e smartphone.

Podemos não pensar nisso, mas usar nossos gadgets à noite pode realmente afetar o sono, diz Krieger. “As telas emitem luz que são bastante estimulantes para o cérebro, afetando a produção de neurotransmissores e, portanto, comprometendo a nossa capacidade de dormir bem.”

Por mais que você deseje usar essas tecnologias, tente se manter, pelo menos, os 20 minutos antes de dormir completamente sem eletrônicos.

boanoitedesono4

3. Anote seus pensamentos

Se você tem dificuldade para acalmar e limpar a mente dos pensamentos do dia, Krieger aconselha a manter um pedaço de papel em branco em sua cabeceira e fazer o que ela chama de “lista de preocupações”.

“Esta é uma das coisas mais importantes para as pessoas que têm um monte de conteúdo, como preocupações e listas de coisas a fazer, que entram em suas cabeças enquanto estão tentando dormir”, diz ela.

Fazer isso pode fazer toda a diferença para você relaxar. Pois, anotar esses pensamentos é uma forma de colocá-los para fora da sua mente, o que permite o descanso mental e proporciona uma noite de sono mais tranquila.

boanoitedesono5

4. Não pense sobre o sono e como você está tentando adormecer

“Uma das regras mais básicas é que você não pode pensar sobre o sono, porque quanto mais você se preocupar, pior ele será”, diz Krieger.

Então, se você está tendo problemas para adormecer, a pior coisa que pode fazer é ficar pensando sobre essa dificuldade, pois só o mantém agitado por mais tempo. A dica para relaxar e ter uma boa noite de sono é fazer algumas respirações profundas e tentar pensar em algo que faz você feliz. Se isso levar algum tempo, é totalmente normal. Krieger diz que leva 15 ou 20 minutos para realmente cair no sono.

boanoitedesono6

5. Mantenha um horário regular de sono durante toda a semana e fim de semana

As mudanças bruscas na sua agenda podem ter um impacto negativo na qualidade de seu sono e na sua capacidade de adormecer.

“O ritmo circadiano do corpo sabe e reconhece o tempo que normalmente levará para dormir. Por isso, é muito importante para nós tentar manter o ritmo dentro de um trecho de 24 horas”, explica Krieger.

Então, a dica é tentar resistir ao desejo de dormir no sábado de manhã e se levantar próximo ao horário que costuma despertar durante a semana.

boanoitedesono7

Como está a qualidade do seu sono? Precisa colocar alguma dessas dicas em prática? Conte pra gente nos comentários!

Pode interessar também: PERFUME MASCULINO: COMO ACERTAR NA COMPRA PELA INTERNET

4 Comentários

    1. emporio

      É verdade, Gil!
      Uma boa noite de sono muda todo o nosso dia.
      Abraços.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *