ALIMENTOS ENERGÉTICOS: 8 LANCHES QUE DÃO MAIS ENERGIA QUE O CAFÉ

Você também é daquelas pessoas que adoram um bom café para tirar o sono e dar aquele pico de energia?

Não tem nada de errado com isso, desde que a dose não seja exagerada. Apesar do fato de que cada pessoa reage de forma diferente à cafeína, sendo algumas mais sensíveis que outras, a recomendação geral é para que não se consuma mais de 400g por dia. Isso equivale a mais ou menos quatro ou cinco xícaras de café. E não estamos considerando outros alimentos como chocolate, coca-cola, bebidas energéticas, alguns tipos de chás, entre outros alimentos ricos em cafeína…

Se a sua dose diária anda muito elevada e precisa dar uma reduzida, não se preocupe. Fizemos uma lista aqui com os principais alimentos energéticos que podem te dar mais energia do que o cafezinho.

Ficou curioso? Então continue lendo abaixo!

  • Banana com manteiga (pasta) de amendoim

    alimentos energéticos

Essa é uma combinação que fornece bastante energia, além de ser muito saborosa.

A boa notícia é que o açúcar natural da banana (frutose) demora mais para metabolizar, o que lhe garante energia por mais tempo! Além disso, a manteiga ou pasta de amendoim tem bastante proteína, o que também irá lhe fornecer energia de longa duração.

Sabor e energia. A combinação perfeita, não é mesmo?

  • Maçãs 

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Consumir maçã é uma ótima maneira de se manter energizado. Isso porque o nosso corpo processa os nutrientes encontrados nas maçãs em trifosfato de adenosina (ou ATP), que é o combustível para as células. E elas irão usá-lo para tudo o que necessita de energia em seu corpo.

Por isso, não subestime as maçãs. Elas são uma excelente fonte para mantê-lo energizado e saciado por mais tempo.

  • Quinoa

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Considerada o 4º melhor alimento do mundo, a quinoa é um grão rico em proteína de alto valor biológico, além de sua abundância em ferro, ômega 3 e 6, entre outros nutrientes essenciais ao nosso organismo.

Todas essas propriedades a fazem um alimento perfeito para gerar energia de longa duração. Além de ser muito versátil e saborosa!

  • Chá de gengibre

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O chá de gengibre é uma ótima maneira de substituir o café, principalmente pra quem curte ficar tomando alguma coisa ao invés de mastigar. Além de fornecer energia, ele é um poderoso anti-inflamatório, antioxidante, analgésico, termogênico, e gera muitos outros benefícios ao nosso corpo.

  • Abacaxi

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O abacaxi tem manganês que ajuda na produção de energia do corpo, dando-lhe um impulso durante todo o dia. Além disso, ele possui, pelo menos, 85% de água, mantendo-o hidratado e protegido da fadiga.

  • Água de coco

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O coco possui tantos benefícios para o nosso organismo que foi considerado o 3º melhor alimento do mundo pelo Dr. Lair Ribeiro (conforme já falamos aqui). E a água do coco é excelente para hidratar e proporcionar uma explosão de energia sem cafeína e açúcar!

  • Abacate

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O abacate é riquíssimo em gorduras boas para o nosso organismo, além de ter alta dose de potássio, o que nos ajuda a chegar no nível de energia que queremos. E nada de bater o abacate com leite, hein? Existem inúmeras outras formas de prepará-lo, muito saborosas e preservando os seus nutrientes!

  • Nozes, castanhas e sementes

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Nozes, castanhas e sementes (como a linhaça e a chia, rica em proteína), têm a quantidade perfeita de antioxidantes para fornecer muita energia. Você pode misturá-los e comer junto com o abacate, banana e outros alimentos que citamos aqui. Fica uma delícia!

Quais alimentos energéticos você curtiu mais? Conta pra gente nos comentários!

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