TERNO: SAIBA COMO ESCOLHER E O QUE CONSIDERAR NA HORA DA COMPRA

Os ternos são peças essenciais em qualquer guarda-roupa masculino. Na vida de todo homem haverá um momento ou alguma ocasião que exigirá o uso do terno. Mas, mais do que comprar e ter um, você precisa saber como e qual terno escolher. São diversos os fatores que devem ser levados em consideração na hora da compra. Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar nessa missão. Confira!

  • Tecido

    tecido

O tecido do terno é importante, pois faz toda a diferença não só na questão do visual, mas também do conforto. Uma opção mais nobre, de melhor qualidade, são os ternos em lã fria. E “lã” nesse caso não significa um tecido para o inverno. A lã fria se caracteriza justamente por ser constituída por fios finos, o que o torna um tecido leve. Algumas opções desse tecido são os ternos fio Super 100, 120, 150, sendo que quanto maior o número do fio, mais fino ele é e, consequentemente, mais leve o tecido. Porém, quanto mais fino for o fio, maior a tendência de ele amassar.

O inconveniente desse tipo de tecido está no valor, que costuma ser mais caro que os demais. Outras opções mais em conta englobam os tecidos sintéticos, como microfibra, poliéster e viscose, por exemplo. Em contrapartida, estes últimos não são tão confortáveis quanto a lã fria e são mais quentes também.

  • Alinhamento

    terno1

É importante observar alguns detalhes em relação ao alinhamento do terno no corpo. Por exemplo, a distância entre a gola do paletó e a gola da camisa, deve ser a mesma que a distância encontrada no punho entre o paletó e a camisa. Visualmente, isso faz toda a diferença e torna a sua aparência mais harmônica. Quando isso acontece, é porque o paletó vestiu bem em você.

Da mesma forma, é preciso prestar atenção nos ombros: a costura dos ombros deve ficar alinhada e ajustada a eles. Ombros muito justos significam que o terno está apertado. Assim como ombros sobrando significa paletó muito grande.

E, por último, vale ressaltar que se o blazer do terno possuir mais de um botão, você só deve abotoar o primeiro, deixando os demais abertos. Observe também se, quando fechado, o paletó não marca um “X” nas laterais. Se não marcar, significa que ele está alinhado.

  • Comprimento do paletó

    terno2

O ideal é que o comprimento do paletó siga o seu polegar, isto é, com os braços esticados o comprimento deve bater pouco acima do início do dedão. Caso contrário, se seu paletó for comprido demais, isso encurtará visualmente as suas pernas. Por isso uma boa dica para os baixinhos é optar por um paletó mais curto. O contrário serve para os mais altos que possuem pernas muito longas.

  • Calça

    terno3

Em relação ao comprimento da calça, o ideal é que ela não cubra inteiramente o sapato. Fuja disso, principalmente se você for baixinho, pois isso encurtará mais ainda as suas pernas, dando a impressão de que você é ainda menor. Na forma mais tradicional, a barra da calça cobre o peito do pé e, na parte de trás, seu comprimento vai até o inicio da sola mais ou menos.

Já em relação a cintura da calça, o ideal é que ela fique em torno de 2 e 3 dedos abaixo do umbigo. Se sua cintura ou quadril é mais largo, uma boa pedida são as calças sem pregas, pois elas disfarçam isso.

Por fim, quanto à barra da calça, existem basicamente dois tipos: a italiana e a tradicional. A primeira consiste em uma barra dobrada para fora, enquanto a segunda trata-se de uma barra sem dobras, lisa. Para os mais altos e de pernas longas, a barra italiana é uma boa opção.

Barney Stinson sabia o poder que um terno tem!
Barney Stinson sabia o poder que um terno tem!

E então, pronto para comprar o seu terno? O que mais você leva em consideração na hora de comprar o seu? Não deixe de contar pra gente!

Pode interessar também  Sapatos Masculinos: Conheça os principais tipos e saiba como usar

chamada-pulseiras-de-couro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *