SORRISO BONITO: 4 DICAS PARA TER DENTES LINDOS E SAUDÁVEIS

Dizem que o sorriso é o cartão de visitas das pessoas. E isso faz todo o sentido quando percebemos que um sorriso bonito faz toda a diferença no visual e na mensagem que ele transmite.

Quando falamos em um sorriso atraente, geralmente, logo vem à cabeça procedimentos como o clareamento dental, não é mesmo? Apesar de ser bastante válido, podemos dizer que é apenas uma “maquiagem” ou complemento, já que o fator mais determinante é a saúde bucal, que não é obtida dessa maneira.  Chega a ser redundante dizer “sorriso bonito e saudável”, já que a beleza não se sustenta sem a saúde e a primeira é consequência da segunda.

Por isso, reunimos neste artigo os principais cuidados e hábitos diários que devem ser tomados para manter a saúde bucal e estampar aquele sorriso bonito! Confira quais são abaixo:

  1. Faça uma limpeza correta e eficaz

    sorrisobonito1 A limpeza correta dos dentes e gengiva é imprescindível para a saúde bucal. A maneira mais eficaz de fazer isso é utilizando o famoso combo fio dental + escova e pasta de dentes. É um procedimento muito simples, mas que exige alguns cuidados importantes como:

    • Utilizar uma escova de dentes com cerdas macias e de qualidade, trocando-a a cada 2 meses.
    • Passar o fio dental sempre antes da escovação para retirar os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes.
    • A quantidade ideal (e suficiente) de pasta de dente é o equivalente a um grão de feijão.
    • Uma limpeza eficiente consiste em passar a escova em diferentes direções e em movimentos circulares, atingindo todos os dentes. Além disso, é realizada sem pressa (dura em torno de 2-3min) e de forma suave para não agredir o esmalte dos mesmos.
    • Espere sempre, pelo menos, meia hora após as refeições para escovar os dentes, especialmente se tiver ingerido alimentos doces ou cítricos. A escovação combinada com as substâncias provenientes dessas comidas pode provocar abrasão e agredir o esmalte dos dentes.
  2. Evite alimentos que prejudicam a saúde dos dentes

    sorriso-bonito2Um dos principais vilões da saúde bucal (e do organismo como um todo!) é o açúcar. Especificamente nesse caso, ele serve como um alimento para as bactérias, causando o aumento da produção de ácido que ataca o esmalte dos dentes e favorece o surgimento das cáries.

    Por isso, evite consumir muitos doces, refrigerantes (mesmo diet) e outros industrializados, que mascaram esse componente com outros nomes (como glucose de milho, sacarose e dextrose). Além disso, sucos muitos cítricos, como o de laranja, também devem ser moderados, pois a sua acidez pode atacar o esmalte dos dentes.

    Prefira alimentos como o coco, por exemplo, que é antibacteriano e antifúngico (e o terceiro melhor alimento do mundo como falamos aqui) e, por isso, contribui bastante para a saúde bucal e do corpo todo de maneira geral. Você pode tomar a água de coco pura ou usá-la em vitaminas. Ou, ainda, consumir uma colher de óleo de coco nas vitaminas, no café ou pura.

  3. Trate problemas estomacais

    sorriso-bonito3Busque o tratamento para problemas estomacais, principalmente se causam azia e gosto amargo na boca. O suco gástrico, que nesses casos causa aquela sensação de queimação na garganta, é extremamente ácido e isso pode danificar o esmalte dos dentes.

    Por isso, investigue o que pode estar causando esse desconforto. Além de fazer o tratamento adequado, também é recomendável mastigar bem os alimentos e evitar comidas muito gordurosas.

  4. Mantenha-se hidratado e evite a boca seca

    sorrisobonito4É muito importante  tomar bastante água diariamente para manter o nosso corpo funcionando bem. No caso da saúde bucal, a desidratação,  que deixa a boca seca, pode acelerar o surgimento de infecções, como a gengivite, e cáries. Isso acontece porque o consumo de água favorece a produção de saliva que, por sua vez, ajuda a evitar essas complicações. Então, tome bastante água e consuma muita melancia, pepino, melão e outros alimentos com alto teor de água.

Quais sãos os cuidados que você costuma ter para manter o sorriso bonito? Conta ai nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *