ESPINHAS NO ROSTO: 6 DICAS ESSENCIAIS PARA EVITÁ-LAS E TER UMA PELE LINDA

O aparecimento de espinhas no rosto pode ser causado por diversos fatores como a má alimentação, mudanças hormonais, impurezas acumuladas nos poros e a predisposição genética. Neste último caso, é importante ressaltar que, apesar de existir a questão hereditária, o quadro pode ser suavizado ou agravado dependendo do estilo de vida da pessoa.

Por isso, é importante ficar atento no que pode estar causando o surgimento das espinhas e ter alguns cuidados básicos para diminuir essa incidência.

Para ajudá-lo nessa questão, separamos algumas dicas do que pode ser muito eficaz para prevenir e diminuir o aparecimento de espinhas no rosto. Então, confira abaixo! 🙂

  1. Higienize o rosto todos os dias

    espinhasnorosto2 As espinhas surgem quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, gerando um ambiente propício para a colonização de bactérias que geram a inflamação. Por isso, limpar a pele todos os dias é um dos passos mais importantes para evitar o aparecimento de espinhas no rosto.

    A recomendação geral é para que o rosto seja lavado duas vezes ao dia: uma ao acordar e outra antes de dormir. Fazer isso nesses dois momentos é importante porque durante o sono o corpo passa por um processo de reparação, produzindo uma certa oleosidade no rosto. E, antes de dormir, é necessário eliminar as impurezas acumuladas durante o dia.

    A limpeza deve ser feita com um sabonete neutro ou especial para sua pele. Se a água estiver MORNA (nunca água quente!), melhor ainda, pois ela ajudará a abrir os poros, facilitando a eliminação das impurezas. Evite a água quente: ela desidrata a pele e faz com que as glândulas produzam ainda mais oleosidade para combater o ressecamento gerado.

  1. Esfolie a pele uma vez por semana

    espinhasnorosto3Conforme já falamos no tópico acima, é muito importante eliminar as impurezas e células de pele mortas para evitar espinhas no rosto. E é justamente isso que a esfoliação promove: remove as células mortas, desobstruindo os poros e ajudando a manter as espinhas longe!

    Mas não adianta exagerar na frequência da esfoliação. Pois pode agredir a pele e o resultado não ser nada agradável. Uma vez por semana é o período ideal para a manutenção da pele.

  1. Evite passar a mão no rosto e mexer nas espinhas

    espinhasnorosto4Você já sabe. Todo mundo sabe. Mas porque raios as pessoas insistem em dar aquela fuçadinha e espremidinha na espinha?

    Por mais que a intenção seja boa, isso só faz aumentar a inflamação e as chances de manchar a pele. Então, é melhor termos um pouco de paciência e autocontrole para não aumentar o nosso problema. Não é mesmo?

    Além disso, também é bom evitar ficar passando a mão no rosto para não transferir oleosidade e as inúmeras sujeiras e bactérias que elas abrigam durante o dia.

  2. Troque a fronha do travesseiro duas vezes por semana

    espinhasnorosto5Pode parecer besteira, mas trocar a fronha do travesseiro pode realmente ajudar a evitar o surgimento de espinhas no rosto.

    Isso acontece porque ficamos um tempo considerável (algumas boas horas por dia) com o rosto encostado no travesseiro e acumulando suor e oleosidade nesse tecido. Então, imagina o quanto de óleo corporal não fica contido ali durante uma semana inteira?

    Por isso, é bastante recomendável que você faça a troca da fronha do travesseiro duas vezes por semana.

  3. Mantenha-se hidratado: beba água!

    espinhasnorosto6A hidratação é essencial para o bom funcionamento de todo o nosso organismo: equilibra o nosso metabolismo, elimina toxinas do corpo através da urina, diminui processos inflamatórios e, adivinhe só, deixa a nossa pele bonita.

    Estudos indicam que devemos tomar em intervalos (não adianta ficar bebendo grandes quantidades de uma vez só), no mínimo, 2 litros de água por dia. Então, a dica é andar sempre com uma garrafinha de água. Ou, ainda, colocar o relógio pra despertar de hora em hora para lembrar de tomar um copo d’água.

    Beber água é o método mais simples, barato e eficaz de deixar e manter a pele bonita. #ficaadica

  4. Tenha uma alimentação saudável: evite doces e gorduras ruins

    espinhasnorosto7A sua pele é um reflexo da sua alimentação. A saúde reflete de dentro para fora.

    Por isso, analise quais são os seus hábitos alimentares. Quais são os alimentos que predominam no seu dia a dia? Se a resposta for industrializados, doces e frituras, a causa das suas espinhas (entre outros incômodos) pode ter sido respondida também.

    Se você não acredita, tente analisar por esse ângulo: a alimentação é o ato mais íntimo que existe. Pois, tudo o que você ingere, passa por todas as suas células, cujo objetivo é a nutrição das mesmas e não apenas agradar o seu paladar. Logo, todo o funcionamento do seu organismo depende dos nutrientes absorvidos. E, se você consome, predominantemente, alimentos de ação inflamatória, vai gerar reações inflamatórias, tal qual as suas espinhas (que podem ser o menor dos seus problemas).

    Então, anote ai alguns alimentos que você pode adicionar na sua rotina:

    Frutas ricas em vitamina C, que é excelente para a purificação e alcalinização do organismo. E, consequentemente, deixam a pele linda: laranja, kiwi, tangerina, abacaxi e limão (dica: tome com água em jejum).

    Alimentos ricos em vitamina A reduzem a produção de sebo (que obstruem os poros e causam espinhas no rosto). Por isso, coma verduras de cor verde-escura como brócolis (rico em proteína também), couve, rúcula, espinafre, etc.

    Inclua alguns alimentos ricos em ação antioxidante também como gengibre (pode consumir através de chá), açafrão, frutas vermelhas, açaí, maçã, etc.

    Se quiser saber mais, veja o artigo que fizemos falando sobre os 6 melhores alimentos do mundo

Bora acabar de vez com as espinhas no rosto?

Pode interessar também: 5 DICAS PARA FAZER A BARBA CRESCER MAIS RÁPIDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *