MEDITAÇÃO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DESSA TÉCNICA MENTAL PODEROSA

Já existem diversos estudos comprovando os benefícios que a prática de meditação proporciona às pessoas. Alguns comprovam, inclusive, que ela é capaz de alterar fisicamente o cérebro, além de aumentar a concentração e liberação de neurotransmissores cerebrais relacionados à sensação de felicidade e bem-estar, como a dopamina e serotonina, e diminuir os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol.

A prática é muito simples e, por isso, pode parecer muito difícil no começo. Mas, é preciso encará-la como o início de qualquer atividade e aprendizado, tal qual começar a correr. Ninguém começa correndo 30 minutos direto e de forma perfeita. É preciso praticar aos poucos. O importante é ter força de vontade e comparecer todos os dias. Depois, os benefícios começam a aparecer e a prática fica muito mais fácil e prazerosa.

Existem diversas técnicas de meditação, a ideal é a que funciona melhor para você. Algumas pessoas preferem usar mantras, outras preferem ficar em silêncio absoluto. Tem gente que medita de olhos fechados, entreabertos e totalmente abertos.

Para ajudá-lo a começar, vamos mostrar as técnicas de meditação mais conhecidas e os benefícios dessa prática. Confira!

Técnicas de meditação mais conhecidas

Independente da técnica escolhida, é imprescindível que você escolha um lugar tranquilo e, de preferência, silencioso.

  • Meditação Transcendental (MT)

Considerada uma das técnicas de meditação mais fáceis, a MT foi introduzida em 1958 por Maharishi Mahesh Yogi, e consiste, basicamente, em focar na própria respiração e repetir mantras mentalmente. Para a prática ter consistência, é recomendável que se pratique, pelo menos, de 15 a 20 minutos por dia. A MT já conquistou muitos adeptos pelo mundo, incluindo muitos famosos, como Gisele Bündchen, por exemplo.

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  • Zazen

É uma prática zen-budista japonesa utilizada desde o século 12. Nessa técnica, é muito importante manter a coluna vertebral ereta, além de outras âncoras como a posição do corpo, das mãos, a atenção plena no momento presente, etc. A Monja Coen, brasileira, dá uma explicação completa sobre a prática aqui (http://www.monjacoen.com.br/textos-budistas/textos-da-monja-coen/131-zazen-)

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  • Vipassana

Vipassana significa ver as coisas como realmente são. Essa é uma das técnicas de meditação mais antigas da Índia, sendo ensinada há mais de 2.500 anos.

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  • Atenção Plena (Mindfulness)

A atenção plena ou Mindfulness é uma adaptação ocidental da técnica milenar budista, Theravada. A prática consiste em focar no momento presente, atentando-se para tudo o que acontece dentro e fora de você.

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Benefícios da Meditação

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  • A meditação melhora a saúde mental, diminui a ansiedade, reduz o estresse e aumenta a estabilidade emocional, proporcionando um estado de maior relaxamento e serenidade.
  • A criatividade e intuição são amplificadas e desenvolvidas.
  • A capacidade de foco e concentração aumenta.
  • Melhora a autoestima e a memória.
  • O descanso e relaxamento gerados pela prática desenvolvem mais força e vigor, o que ajuda a prevenir doenças.
  • Como já falamos aqui, ela aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento.
  • Além disso tudo, ela traz alguns outros benefícios físicos, como: melhora do sistema imunológico, redução da pressão arterial e de dores de cabeça, além de diminuir o consumo do tabaco, bebidas alcoólicas e outras drogas.

E aí, pronto para começar a meditar?

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