SAPATOS MASCULINOS: CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS E SAIBA COMO USAR

Os sapatos masculinos evoluíram muito ao longo da história. E hoje, existem diversos tipos e modelos que, além de proteger os pés, têm papel fundamental na construção do visual. Eles tem o poder de harmonizar, trazendo mais estilo e personalidade, ou simplesmente arruinar todo o look. Por isso, é muito importante acertar em sua escolha.

Mas você sabe quais são os principais tipos de sapatos masculinos? Saber diferenciá-los já é um bom primeiro passo. Se não souber, não se preocupe. Fizemos esse artigo reunindo todos eles (e dicas para usá-los!) para ajudá-lo nessa tarefa. Confira abaixo!

  • Loafer e Mocassim

     

     

    Sapato Loafer
    Sapato Loafer
Sapato Mocassim
Sapato Mocassim

sapatosmasculinos4

Loafer e o Mocassim são sapatos masculinos muito semelhantes, porém não são a mesma coisa. A diferença entre eles é que o Loafer tem o salto baixo e a sola separada. Já o Mocassim, é um “corpo único”, tem uma costura lateral e não precisa de cadarço ou fivela para amarrar.

Eles são ótimos para ocasiões mais casuais, principalmente os de camurça. Mas, se desejar algo um pouco mais formal, pode combiná-los com um blazer que fica ótimo!

  • Monk Strap

    sapatosmasculinos5

sapatosmasculinos6

Bastante em alta na Europa e nos Estados Unidos, o Monk Strap é um tipo de sapato bem versátil, podendo ser usado tanto para ocasiões mais casuais como formais.

O seu design “moderno” consiste na alça e fivela em substituição aos cadarços. Também tem a versão com duas fivelas, que é a mais popular, o Double Monk Strap.

  • Oxford

sapatosmasculinos7

sapatosmasculinos8

Popularizado pelos estudantes ingleses da Universidade de Oxford (daí a origem de seu nome) no século XIX, esse sapato é um clássico atemporal.

Apesar das inúmeras variações (material, cor, corte) atualmente existentes, o seu diferencial consiste no design com furos do cadarço no próprio corpo do sapato.

Assim como existem diversos modelos, também há várias formas de usá-los. A dica é ter, pelo menos, um preto básico, que é o curinga e pode ser combinado com diferentes looks. Além de ser perfeito para ocasiões mais formais.

Se preferir opções mais ousadas, não esqueça de ter mais cuidado e buscar o equilíbrio no visual.

  • Derby

sapatosmasculinos9

sapatosmasculinos10

O Derby é MUITO parecido com o Oxford, como você pode perceber. A diferença entre eles é que os furos do cadarço do Derby estão em uma aba costurada. Além disso, eles são mais casuais em comparação ao Oxford. Mas você pode usá-los também com alfaiataria e com looks mais formais.

  • Brogue

sapatosmasculinos11 sapatosmasculinos12

O Brogue é mais uma subcategoria de sapatos masculinos, devido aos seus furinhos decorativos. Porém, ele acabou se popularizando como um tipo de sapato também. Você pode ter, por exemplo, um Oxford Brogue, Derby Brogue, e muitos outros modelos de sapatos Brogue.

Eles são bem versáteis e funcionam bem tanto para looks mais casuais como formais. Você pode usá-los com um jeans, camisa branca e blazer, por exemplo. Fica um arraso!

  • Top Sider ou DockSide

sapatosmasculinos13

sapatosmasculinos14

O topsider ou dockside, também conhecidos como Boat Shoes, são o mesmo tipo de sapato, porém lançados por marcas diferentes. O seu diferencial está no solado riscado e o sistema de amarração 360 graus.

Perfeitos para os dias mais quentes e eventos diurnos, eles funcionam muito bem também com bermudas.

Já tem algum desses modelos de sapatos masculinos? Qual você gosta mais? Conta pra gente nos comentários!

Pode interessar também: GUARDA-ROUPAS MASCULINO: 8 ITENS QUE TODO HOMEM DEVE TER

chamada-pulseiras-de-couro

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *