SAIBA QUAIS SÃO OS PIORES ALIMENTOS DO MUNDO

Já falamos aqui sobre os alimentos considerados os melhores do mundo. E hoje vamos falar quais são os piores alimentos e porque você deve evitá-los, segundo uma das maiores referências da área da saúde: o médico cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro.

O Dr. Lair Ribeiro é autor de 37 (15 best sellers) livros, 25 dos quais são traduzidos para outros idiomas e disponíveis em mais de 40 países, além de ter 149 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas indexadas. Além disso, ele já trabalhou em três universidades americanas: Harvard Medical School, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University. Enfim, o cara entende mesmo do assunto!

Então, confira abaixo quais são os piores alimentos do mundo!

  • Refrigerante

    refrigerante

Segundo o Dr. Lair Ribeiro, o refrigerante é um dos piores alimentos do mundo. E você não deveria consumir nem “só nos finais de semana”.

Para você ter ideia do tamanho do estrago: são necessários TRINTA E DOIS copos de água só para correr atrás do prejuízo de se ter ingerido apenas UM copo de refrigerante. Isso acontece porque essa é uma bebida extremamente ácida e com ação inflamatória em nosso organismo.

E não pense que o refrigerante “zero” está liberado. Esse consegue ser ainda pior, pois passa por alguns processos envolvendo substâncias químicas que são estranhas ao nosso organismo e bastante prejudiciais à nossa saúde.

De acordo com o Dr. Lair Ribeiro, parar de tomar refrigerante é uma das decisões mais importantes que você pode tomar para preservar a sua saúde!

  • Embutidos e carnes processadas

    embutidosecarnesprocessadas

Os embutidos, como salsichas e mortadela, têm nitratos em sua composição, que servem como uma espécie de conservante.  No estômago, esses nitratos viram nitritos que, por sua vez, viram nitrosaminas que são substâncias cancerígenas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, classificou esses alimentos, (além de bacon, linguiça e outras carnes processadas) como substâncias que comprovadamente aumentam o risco de câncer. Dessa forma, eles agora estão no mesmo grupo que os já conhecidos “tabaco e bebidas alcoólicas”!

Por isso, o consumo desses produtos deve ser bastante reduzido ou até mesmo eliminado da sua alimentação, principalmente se você tiver casos de câncer na família.

  • Açúcar

    acucar

Já é unânime entre os pesquisadores e profissionais da saúde que o consumo de açúcar em excesso é bastante prejudicial à saúde, principalmente se for açúcar refinado (o famoso açúcar branco). Ele está diretamente relacionado a inúmeras doenças, desde as mais facilmente associadas como diabetes até diferentes tipos de câncer e demências. Para piorar, são altamente viciantes e criam, segundo estudos científicos, quadros de dependência e abstinência semelhantes à drogas como a cocaína. Isso acontece porque ativam as mesmas regiões cerebrais que estão relacionadas à sensação de prazer e recompensa.

No caso do açúcar refinado, ele consegue ser ainda mais prejudicial porque passa por um processo que resulta na perda de todos os seus minerais, transformando-o em caloria vazia e com alto índice glicêmico. Os adoçantes industrializados são igualmente maléficos e, portanto, maus substitutos. A dica é optar por açúcares e adoçantes naturais como o xylitol, stévia, açúcar de coco ou  melado, que não elevam tanto o nível de insulina no sangue.

  • Óleo refinado hidrogenado

    img_820_1_1_1_1

Para aumentar a durabilidade do óleo nas prateleiras do supermercado, a indústria alimentícia os submete à um processo chamado de “hidrogenação parcial”, transformando-os em trans. Quando o óleo se torna trans ele vira um antinutriente. Ou seja, além de não agregar nada ao nosso organismo, ele ainda rouba outros nutrientes e prejudica o funcionando de enzimas muito importantes.

Por isso, evite ter esse tipo de óleo na sua casa. Prefira investir na sua saúde e opte pelo óleo de coco, que, entre outros benefícios, é o ideal para cozinhar. Além disso, o coco é um dos melhores alimentos do mundo e inclusive já falamos muito sobre ele aqui.

  • Sorvete

    sorvete

O sorvete comum, que estamos acostumados a encontrar em supermercados, é uma combinação de dois produtos que já falamos acima e que são terríveis para a nossa saúde: açúcar e gordura trans. Precisa dizer mais?

Se não quiser abrir mão de uma opção mais refrescante no verão, prefira versões mais saudáveis. Existem receitas super fáceis (inúmeras disponíveis na internet) que você pode fazer em casa. Uma forma bem simples é congelar frutas, como a banana, manga e abacaxi e bater no liquidificador. Para finalizar, você pode colocar nibs de cacau e/ou raspas de castanhas. Cremoso, delicioso e saudável. Vale a pena testar e provar!

Veja um exemplo no vídeo abaixo:

Além desses, existem muitos outros ditos “alimentos” que fazem mal à nossa saúde e prejudicam o nosso desempenho físico e mental. Por isso, é importante você estar sempre atento e buscar informações em fontes seguras e ver estudos científicos. Muitas delas não vão sair na grande mídia e a maior responsabilidade pela sua saúde é sua. Informe-se e não a deixe nas mãos dos outros 😉

E então, quais dos piores alimentos você ainda consome? Pretende parar com algum deles? Conta pra gente!

Pode interessar também alimentos energéticos: 8 lanches que dão mais energia que o café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *