VIAGENS: 5 DICAS INFALÍVEIS PARA ECONOMIZAR

viagens
viagens

Está querendo viajar, mas a grana está curta? O dólar está muito alto? Pois bem, você não precisa abrir mão da sua viagem por causa disso. Saiba que, com alguns “truques”, é possível fazer o seu dinheiro render mais e aproveitar a sua viagem. Por isso, preparamos aqui 5 dicas infalíveis para economizar em viagens. Confira!

1. Faça um planejamento

Esse é o primeiro passo para garantir uma boa economia em qualquer viagem.

É uma etapa extremamente importante porque está inclusa a imprescindível reflexão que irá determinar qual será o destino, o orçamento, a hospedagem, o roteiro, etc.

Uma dica bem legal que especialistas financeiros costumam dar é definir um roteiro para a sua viagem, estabelecendo quais serão as atividades realizadas em cada dia e os seus respectivos gastos. Por isso, pense quais serão os passeios, onde serão realizadas as refeições (em restaurante ou em casa?), qual será o transporte, etc. Dessa forma, fica mais fácil planejar, economizar e respeitar o orçamento inicialmente estipulado.

Outra dica bem importante é fazer esse planejamento com uma certa antecedência. Assim, é possível garantir uma boa economia na hora de comprar as passagens, reservar hotéis, além de poder se preparar melhor e guardar mais dinheiro.

viagens2

2. Escolha um destino barato

A menos que seja um sonho de vida e que não possa ser adiado, escolha um destino mais em conta. Claro que se o seu sonho não for Paris ou Zurique, por exemplo, é possível tentar aproveitar bem o lugar e economizar na viagem. Mas, se você for daqueles que querem aproveitar ao máximo TODAS as atrações turísticas não gratuitas, é melhor optar por um destino mais barato mesmo.

E, olha, tem muito lugar bacana para conhecer sem precisar gastar muito. Para ajudá-lo nessa decisão, indicamos que faça uma boa pesquisa em sites como Quanto Custa Viajar, que oferece uma estimativa de gastos diários em vários lugares do mundo.

viagens3

3. Procure estadias alternativas

Claro que se a intenção for ficar em um hotel super renomado e no centro das atrações turísticas, os gastos serão maiores. Porém, nos últimos anos, estadias alternativas, como as oferecidas pelo Airbnb, têm sido muito procuradas por viajantes, já que oferecem muitas opções de hospedagem em diversos lugares do mundo e por valores muito mais acessíveis. No caso do Airbnb, os proprietários alugam as próprias residências (ou um quarto) por determinado período de tempo. E o legal é que no site você pode ver a avaliação e os comentários de outras pessoas que já se hospedaram onde você pode estar pretendendo ficar.

Enfim, a dica é buscar o melhor custo-benefício. Ou seja, um lugar que lhe proporcione a melhor experiência possível e que esteja dentro do seu orçamento. Por isso, gaste um pouquinho mais de tempo pesquisando e planeje-se com antecedência para conseguir os melhores descontos!

4. Evite viagens em alta temporada

Essa é praticamente uma lei para quem quer economizar em viagens. Além de garantir bons preços de passagens e hospedagem, e até mesmo encontrar uma estadia em algum lugar bacana, você evita aquele agito e mega multidão de turistas. Dessa forma, a sua viagem pode ser mais tranquila em todos os sentidos.

viagens4

5. Planeje a alimentação

A alimentação em viagens, geralmente, é um dos maiores custos e também onde as pessoas se perdem em seus orçamentos. Por isso, essa dica é uma ênfase lá do primeiro tópico desse artigo, quando for planejar o roteiro de atividades e custos diários, planeje muito bem a sua alimentação! Pense e defina os dias que irá realizar as refeições em restaurantes e os que irá cozinhar ou comprar no supermercado/feiras. Aliás, frequentar as feiras também é uma ótima atividade turística, pois é possível conhecer mais as pessoas, comidas e a cultura local.

Quanto aos restaurantes, procure opções além das avenidas e ruas principais. É sempre possível encontrar lugares que oferecem uma comida excelente e mais em conta.

viagens5

E aí, preparado para planejar a sua viagem? Conte pra gente nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *